Protetores da Floresta

Ecologia - Natureza - Fauna - Flora - Mitos - Elementais

domingo, 18 de setembro de 2011

Cerrado Pede Socorro




Cerrado é o segundo bioma mais ameaçado no Brasil

Considerado a savana mais rica em diversidade do mundo e o maior produtor de grãos do Brasil, o Cerrado amarga a segunda posição no ranking dos biomas mais ameaçados do país, perdendo apenas para a Mata Atlântica. Somente neste ano, as queimadas foram responsáveis pela destruição de alarmantes 322,8 mil hectares, contra 1, 678 milhão de hectares no ano passado, o que evidencia sua fragilidade.

Dados apresentados pelo Ministério do Meio Ambiente na última terça-feira (13) mostram que o desmatamento acumulado até 2010 já atingiu 48,5% do bioma, uma área de 6.469 km². Apesar de tamanha fragilidade, a região ainda carece de políticas ambientais e programas voltados à proteção.
Entre 2009 e 2010, o desmatamento no bioma aumentou 0,32%, sendo que os estados de Maranhão e Piauí apresentaram desmate mais acentuado. A agropecuária, o extrativismo de carvão vegetal e o crescimento urbano são apontadas pelo ministério como as principais causas do problema.

Das queimadas, bastante comuns nesta época do ano por conta da baixa umidade, o caso mais grave aconteceu no Parque Estadual Serra de Caldas Novas, no interior de Goiás, que teve 60% da área de 2.200 hectares consumida pelo fogo. Tudo isso em menos de quatro horas.

Em encontro na Câmara dos Deputados quarta-feira, representantes do ministério, da Frente Parlamentar Ambientalista, associações de meio ambiente e ONGs ambientais defenderam a criação de uma lei específica para o Cerrado, em caráter emergencial, nos mesmos moldes da Lei da Mata Atáctica. O objetivo é promover um marco regulatório em relação às atividades de exploração econômica no Cerrado.

Na opinião do deputado Sarney Filho (PV-MA), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, a contradição do processo está no fato de que o bioma é encarado por muitos, apenas como fronteira de expansão agrícola, mas a produção de água desse ecossistema já é avaliada em estado crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário